14 de dezembro de 2021

Construção off-site: versatilidade e inovação

Construções convencionais se mostram desqualificadas através dos anos, com atrasos, desperdícios, incompatibilidades e outras complicações, entenda essa tendência

 

Com a evolução das soluções para a construção civil, é cada vez mais comum ver os canteiros de obras se transformando em linhas de montagem, semelhante ao que acontece em outras indústrias. E isso tem tudo a ver com a construção off-site!

Nesse sistema, como próprio nome indica, o processo de construção modular se dá através de módulos individuais, aumentando a eficiência, rapidez, flexibilidade e sustentabilidade das edificações.

 

Como funciona a construção off-site?

A construção off-site acontece fora do canteiro de obras, ou seja, trata-se de módulos pré-fabricados e inseridos na obra. Optar por essa solução traz benefícios, como a redução para quase 0% a chance de erros e retrabalhos, diminuição de aglomeração de pessoas/aplicadores no local da obra como forma preventiva pós-pandemia, além de garantir maior agilidade e precisão no cronograma.

Geralmente, o sistema utiliza sustentação de aço aliado a outros materiais, como concreto e madeira. Por promover uma estrutura leve e de alta resistência, é possível construir com grande liberdade, criatividade e flexibilidade, criando edificações que vão de encontro às especificidades de cada projeto.

A construção modular une a engenharia civil com a de produção, e implementa a filosofia de Lean Manufacturing de fabricação, que visa um processo construtivo enxuto, considerando altos padrões de qualidade, melhorias contínuas, flexibilização e minimização do desperdício. Todas essas ações propiciam uma obra mais eficiente e sustentável.

Segundo dados da Sienge, desenvolvedora de softwares de gestão de obras, é possível construir um prédio de 2.000m² em apenas 90 dias com a construção modular. Além disso, obras menores, com 60m², podem ser concluídas em apenas 20 dias. Assim, muitas instituições, lojas, clínicas, franquias, entre outros, estão optando por esse sistema construtivo, conseguindo iniciar suas atividades e aumentando o Retorno Sobre Investimento de maneira mais rápida.

Construção off-site com Isobloco

A Isobloco, em 2019, desenvolveu o Isobox, solução onde a base para a construção é o Steel Frame aliado ao concreto celular. Gerando um módulo versátil inspirado no contêiner marítimo, que busca levar inovação, sustentabilidade e tecnologia para a arquitetura modular, além da possibilidade de ser colocado em qualquer lugar, conforme a necessidade de cada cliente.

Construção off-site com a IsoBloco e o IsoBox

A solução utiliza blocos de concreto termoacústico de alta resistência e mais leve que a alvenaria convencional. Além de promover conforto térmico e acústico na edificação, esse sistema apresenta capacidade corta-fogo e tem alto nível de estanqueidade, propiciando um ambiente seguro e sem infiltrações.

Além de diminuir erros durante o processo construtivo, possibilitar uma obra mais rápida e evitar desperdícios, a construção modular com Isobox promove também uma redução nos gastos gerais. Isso porque as soluções da Isobloco eliminam etapas de acabamento, não necessitando chapisco, emboço e reboco, podendo os blocos ficarem aparentes.

O sistema é econômico também após a obra, já que sua capacidade térmica promove ambientes com clima confortável, mesmo após longas exposições a temperaturas extremas. Assim, é possível diminuir os gastos com condicionamento artificial.

Ao entender os conceitos e possibilidades da construção modular, podemos observar que será uma questão de tempo para que grande parte das construções optem por esse Sistema Construtivo, afinal, a modularização surgiu para reduzir custos e prazos de execução, diminuir a demanda por mão de obra e o desperdício de materiais.

 

Conheça a Isobloco

A Isobloco é uma construtech que desenvolve tecnologia para a construção civil através do concreto termoacústico aliado ao aço. Possuímos diversas soluções que contemplam as etapas da construção civil com materiais 100% reutilizáveis e de baixo impacto ambiental.

Nossos sistemas construtivos de vedação interna e externa; de lajes; de revestimento; e solução modular são autênticos e estão de acordo com normas técnicas (NBR 13438:2013; NBR 13440:2013; NBR 14956-2:2003; ABNT NBR 15575).

Optar por construir com nossas soluções é investir em edificações inovadoras, modernas, seguras e ecoeficientes.

Quer conhecer mais sobre os sistemas Isobloco? Entre em contato conosco!