Sistema Isolaje Armada é um sistema construtivo estrutural indicado para aplicação de laje unidirecional como piso, telhado ou forro. É composta com peças pré-moldadas de concreto nanocelular e construída com as mesmas diretrizes técnicas e normativas de uma laje armada convencional, onde a aplicação é feita com nervuras treliçadas de concreto armado ou com nervuras de aço galvanizado em Trelifácil.

A solução conta com as mesmas características técnicas das tecnologias Isobloco; sendo igualmente termoacústico, antiumidade, anfi-mofo e corta-fogo. E como já dito, deve ser montada conforme o projeto estrutural do calculista e normas técnicas vigentes; seguindo os mesmos procedimentos de montagem de uma laje armada unidirecional, com:

  • Nervuras treliçadas;
  • Armaduras em geral, como tela de aço soldada;
  • Armaduras de reforço, como vergalhões de aço;
  • Mesa de concreto armado (recomendado resistência mínima de 25MPa com brita zero);
  • Contrapiso (quando necessário);
  • Impermeabilização (laje com função forro, telhado ou piso);
  • Revestimento final (laje com função piso);
  • Escoras e outras ferramentas de aplicação.

Oficialmente, temos disponível uma dimensão de lajota em Sistema Isolaje Armada: o Sistema Isolaje Armada (7x30x60)cm com 7 cm de espessura, onde as distâncias entre as nervuras treliçadas é de 24cm. É possível encomendar outras espessuras ou dimensões de lajotas, desde que haja volume e estejam de acordo com a nossa disponibilidade industrial.

FICHA DE CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

SISTEMA ISOLAJE ARMADA (7x30x60)cm

  • INDICADO: para aplicação de laje unidirecional, seja seu uso como piso, telhado ou forro.
  • OBSERVAÇÕES: o consumo de lajotas por m² é estimado e varia conforme cada projeto e necessidade particular. Consequentemente o rendimento do Kit, que depende do consumo, também será impactado. É imprescindível que o gestor da obra faça a verificação dos quantitativos desses materiais em função do projeto e procedimentos executivos.


DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O SISTEMA ISOLAJE ARMADA

1) QUAL O PESO POR M² DO SISTEMA ISOLAJE ARMADA?

O peso por metro quadrado estimado é 40,70kg/m², considerando apenas as lajotas, pois a carga dos outros materiais e insumos, inerentes à composição do sistema contrutivo, é variável e depende do projeto, paginação e da execução de cada laje. Lembrando também que, conforme supracitado, a carga das lajotas é estimada, pois o consumo de peças/m² podem aumentar ou diminuir conforme a paginação das lajotas + nervuras + armaduras feitas pelo engenheiro calculista.

2) QUAL A CARGA MÁXIMA QUE O SISTEMA ISOLAJE ARMADA SUPORTA?

A carga máxima do Sistema Isolaje Armada é definida pelo engenheiro calculista a partir da demanda estrutural de cada laje, da mesma maneira que são calculadas os sistemas de lajes convencionais (lajota cerâmica, EPS, concreto etc). Pois deve-se lembrar que laje é um elemento estrutural, de igual modo à fundação, vigas e pilares, necessitando também ser feito um cálculo estrutural.

Os calculistas de maneira geral, consideram a lajota como valor nulo no cálculo estrutural da laje, embora que, pela resistência mecânica do nosso concreto celular, e também pelos nossos trabalhos em campo, o Sistema Isolaje Armada tem se mostrado bastante eficiente, especialmente quando trabalhada em conjunto com a Trelifácil*, ao ponto de ser possível reduzir até pela metade no número de escoras durante a sua montagem. Clique aqui para baixar o teste de resistência mecânica da lajota de Isolaje (7x30x60)cm.

Para conseguir chegar na carga máxima suportada da laje é preciso também considerar os outros materiais, camadas e também as suas características técnicas, como:

  • Armaduras positivas e negativas (malhas de aço, vergalhões, etc);
  • Espessura, composição e FCK da mesa de concreto (recomendado resistência mínima de 25MPa com brita zero);
  • Dimensões dos vãos e apoios;
  • Existência ou não de carga(s) concentrada(s) nessa laje;
  • Peso próprio da laje etc.

Porém se considerarmos uma laje com Sistema Isolaje Armada (7x30x60)cm com o capeamento mínimo exigido por norma (4cm), apoiada em todas as suas extremidades, com vãos de até 3m na largura e no comprimento; podemos levar em consideração que ela suportará o mínimo de 500kg/m².

3) QUAL A QUANTIDADE TRELIFÁCIL DEVE SER USADA POR M² NO SISTEMA ISOLAJE ARMADA?

*Trelifácil – treliça nervurada da ArcelorMittal. Temos uma parceria de cooperação industrial com a ArcelorMittal através da Trelifácil, que é uma nervura treliçada em aço galvanizado. Leia em nosso blog mais a respeito.

A quantidade estimada por m² de Trelifácil* pode variar consideravelmente a partir dos critérios adotados no projeto, pois, por exemplo, pode existir a necessidade de:

  • reforços estruturais com mais nervuras treliçadas;
  • reforços estruturais com armaduras positivas e/ou negativas;

Todos os detalhes devem ser levados em consideração, então os dados informados a seguir são apenas para uso comparativo e para obtenção de quantitativos estimados.

  • A Trelifácil, de fato, é a forma em perfil de aço galvanizado com presilhas de plástico que serve principalmente para fixar as treliças de aço nela mesma, então o conjunto completo é composto pela base de aço galvanizado (6m ou 11m) + a treliça de aço (12m);
  • A Trelifácil (base de aço galvanizado) pode ser emendada, então as perdas são menores do que usando uma nervura treliçada de concreto. Então pode-se considerar uma taxa de 5% de perdas, quando considerado pequenos vãos em que a distância dos apoios estão até 3m de largura, por exemplo, sendo recomendado a paginação para conferir os quantitativos e margens;
  • Em condições genéricas, para pré-dimensionamento e previsão de quantitativos, pois como já mencionado acima, cada laje é única tem suas particularidades técnicas, conforme cada projeto estrutural executivo; pode-se considerar  um consumo médio de 2,80 metros lineares por metro quadrado de laje (2,80m/m²).

4) POSSO COMPRAR TRELIFÁCIL COM A ISOBLOCO?

Não. Não realizamos a venda direta de Trelifácil. A compra deve ser feita pelo cliente diretamente com o comercial da ArcelorMittal.

O mesmo vale para outros materiais complementares, como: malha de aço, vergalhões de aço, concreto usinado, impermeabilizantes, revestimentos, etc. Todos os materiais complementares inerentes à montagem do Sistema Isolaje Armada devem ser comprados diretamente com os fornecedores respectivos para cada demanda.


Para maiores detalhes técnicos, você pode baixar os laudos técnicos e consultar o nosso guia de montagem do Sistema Isolaje Armada.

Para comprar essa solução, peça em nosso Whatsapp.

Nossas soluções estão totalmente amparadas pelas seguintes normas técnicas: NBR 13438:2013; NBR 13440:2013; NBR 14956-2:2003; ABNT NBR 15575.