22 de março de 2022

Qual o futuro da construção civil?

A construção civil é um dos maiores e principais setores industriais do nosso país. São anos de história e desenvolvimento de uma alvenaria que por muito tempo facilitou a construção de casas e prédios, por isso se tornou extremamente popular.

 

Entretanto, mesmo com sua popularidade e anos no mercado, a alvenaria convencional apresenta uma série de problemas, que hoje vem sendo combatidos por modelos alternativos.

 

A construção modular, por exemplo, representa uma evolução no meio, trazendo soluções de compartimentação da obra que beneficiam o processo.

 

Pensando nisso, a Isobloco vem com a proposta de utilizar o modelo de construção modular aliado a suas soluções e sistemas desenvolvidos com tecnologia própria.

 

Sob o mesmo ponto de vista, a Isobloco, uma construtech que oferece inovação no mercado desde 2018, proporciona para os nossos clientes vantagens únicas, que somam valor a sua obra e trazem-lhe a sensação de investimento em um patrimônio.

 

Como isso ocorre? Por que a Isobloco se destaca em meio a construção civil?

 

Investindo em seu futuro: As vantagens de construir com a Isobloco

 

O modelo de construção convencional, como apresentado, possui problemas que atingem não só a obra, mas também o ambiente a sua volta chegando, em grande escala, no nosso ecossistema.

 

Constata-se que cerca de 70% das habitações apresentam problemas de insalubridade, levando a uma série de doenças, como respiratórias dentre outras.

 

Analisando o macro, cerca de 170 mil toneladas de resíduos são gerados diariamente em construções, representando um total de 65% de emissões de CO2 em processos de fabricação e construção.

 

As soluções e sistemas Isobloco foram desenvolvidos justamente para combater o reflexo que tais distúrbios provocam em nossa sociedade.

 

Alinhamos a tecnologia com a construção modular, proporcionando assim uma agilidade na obra, reduzindo custos.

 

Não apenas isso, trabalhamos com modelos ecoeficientes, reduzindo o consumo de água, de resíduos e emissões de CO2.

 

Importante destacar que essa redução ocorre não somente no canteiro de obras, como também na fabricação!

 Desenvolvimento Sustentável na construção civil

O Impacto Sustentável

 

Uma das questões mais importantes para a Isobloco é o apreço pela responsabilidade socioambiental.

 

Como mencionado, trabalhamos com a redução de resíduos que ocorrem tanto na fabricação quanto no canteiro de obras.

 

Nossas soluções, como o próprio Isobloco ou o Isobox, possuem baixo impacto evitando desperdício, a dispersão de poluentes e gastam menos água do que produtos da alvenaria convencional.

 

Para efeito de comparação, na construção de um edifício de 6000m² é possível perceber as seguintes reduções:

 

  • Sem Isobloco produção de 1.130 ton CO₂ | Com Isobloco – 840 ton de CO₂ (redução de 75% da emissão de CO₂)
  • Sem Isobloco produção de 13 ton de resíduos | Com Isobloco apenas 1 ton (redução de 2.500/edifício)
  • Sem Isobloco gasto com 60 caçambas de resíduos | Com Isobloco apenas 5 caçambas (redução de 55 caçambas/edifício)

 

Assim sendo, percebe-se um impacto considerável na redução de tais resíduos, problema esse que é grave e se faz presente na alvenaria convencional.

 

O Impacto Econômico

 

O impacto econômico no uso dos produtos da Isobloco se dá tanto em custos globais de produção, quanto em custos com instalação e facilidade na obra.

 

Utilizando os produtos Isobloco, você terá a diminuição de etapas de construção, utilizará menos materiais, portanto, economizará em matéria-prima e mão de obra.

 

Para efeito de comparação, na construção de um edifício de 6000m² é possível perceber as seguintes reduções:

 

  • Sem Isobloco haverá um gasto global de R$ 263 | Com Isobloco o gasto global é de R$ 162 (uma redução de 38% nos custos)
  • São -23% de custos sobre a obra
  • +12% sobre o VGV do imóvel

 

Com a Isobloco ainda há a vantagem de nossos produtos serem reutilizáveis, não havendo, portanto, desperdício de materiais.

 

Isobloco vs Tijolo

 

Quando comparamos o Isobloco com o tijolo, é bem interessante pensar nos benefícios para o usuário final, ou seja, para além dos processos já citados de construção, como o Isobloco é vantajoso depois da obra finalizada.

 

Em primeiro lugar, com o Isobloco você terá uma redução no consumo energético de até 30% para edifícios residenciais e de até 60% para edifícios comerciais que se utilizam de ventilação mecânica – seja o ar condicionado ou o ventilador – devido à sua capacidade isotérmica que reduz a troca térmica entre os ambientes e consequentemente conserva por mais tempo a temperatura interna e o conforto térmico dos ambientes, mesmo se a parede for na fachada poente, por exemplo.

 

O segundo ponto refere-se à salubridade da construção. O Isobloco é um sistema antimofo que impacta na sua qualidade de vida, provocando menos doenças respiratórias.

 

O Isobloco possui uma característica corta-fogo, seguindo a norma dos bombeiros e evitando que acidentes com incêndio ocorram e se espalhem imediatamente, possuindo uma duração de até 120 minutos de corta-fogo.

 

Por fim, ele proporciona conforto acústico, sendo sua atenuação acústica de 47dB, número acima do valor mínimo de 40dB segundo a norma ABNT NBR 15.575.

 

Veja a seguir o comparativo geral:

Tijolo ou isobloco? Veja o comparativo

 

Por que investir na Isobloco?

 

Visto que a utilização dos produtos Isobloco para a sua construção trazem inúmeras vantagens, investir na Isobloco é valorizar a sua obra, dando para o cliente o devido valor de um patrimônio próprio.

 

Decerto essa valorização vem da inovação tecnológica que nossos produtos proporcionam, tendo em vista que a construção modular, em especial a socioambiental e socioeconômica utilizada pela Isobloco, são o futuro das construções.

 

Conheça os nossos produtos, sistemas e soluções.

 

Todos os nossos produtos e serviços possuem certificações e laudos que atendem às normas técnicas (NBR 13438:2013; NBR 13440:2013; NBR 14956-2:2003; ABNT NBR 15575).

 

Quer saber mais sobre a Isobloco? Entre em contato conosco!