20 de abril de 2022

Isocola, um produto inovador para a sua obra

A Isobloco está sempre inovando no mercado da construção civil, desenvolvendo produtos e soluções que tornem uma obra mais prática, sustentável e econômica.

Nossos produtos funcionam complementarmente um ao outro, dando mais garantia para os nossos clientes sobre a qualidade e o funcionamento de tais soluções e sistemas.

Sendo assim, um dos produtos desenvolvidos de maior importância para a construção com Isobloco é a Isocola.

Nesse texto, vamos te explicar o que é, para que ela serve e como funciona sua aplicação. Afinal, a Isocola é a união de tudo!

 

O que é a Isocola?

A Isocola é uma argamassa polimérica em pó que serve para a montagem das soluções construtivas, como o Isobloco.

Ela possui alta tecnologia e desempenho, sendo de grande resistência, apresentando vantagens econômicas e sustentáveis.

Sua composição foi elaborada especificamente para a continuidade da obra com os produtos Isobloco, complementando assim as características únicas que somente as nossas soluções oferecem.

É importante destacar que para cada produto, será exigido uma determinada quantidade de Isocola para a colagem dos materiais.

Veja a lista abaixo que faz a relação entre peso, resistência e desempenho com cada um dos produtos com a qual ela é aplicada:

Ficha técnica:

  • Resistência ao impacto: 5 Mpa
  • Resistência de arrastamento: 8 Mpa
  • Desempenho de aderência em cura normal: 0,5 Mpa
  • Desempenho de aderência em cura submersa: 0,5 Mpa

 

Confira aqui também o consumo e o rendimento da Isocola, considerando o saco com 20Kg, para nossos Sistemas e Soluções:

Sistema Construtivo Consumo (Kg/m²)* Rendimento (m²/saco)*
Sistema Isobloco (10x30x60)cm 5,0 Kg/m² 4,00 m²/saco
Sistema Isowall (7x30x60)cm 4,0 Kg/m² 5,00 m²/saco
Sistema Isobrick (14x7x60)cm 8,0 Kg/m² 2,50 m²/saco
Sistema Vedabloco (3x30x60)cm 8,0 Kg/m² 5,70 m²/saco
*Consumos e rendimentos padrões, não considerando desperdícios, podendo haver ligeira variação em virtude do procedimento executivo do construtor.

 

Quando a Isocola é indicada?

Como a Isocola é um produto feito para dar continuidade às características técnicas, nos sistemas construtivos, com os produtos Isobloco, a Isocola é obrigatória em todos os nossos Kits de vedação vertical: paredes internas e externas, incluindo o Vedabloco, que é um sistema em que placas são coladas para recuperar paredes pré-existentes.

As lajes que, possuem função estrutural, não utilizam Isocola, pois elas são concretadas conforme orientado nas normas técnicas relacionadas.

 

A aplicação da Isocola em sua obra

 Antes de fazer a aplicação do produto, a equipe da obra deverá certificar se algumas condições estão corretas.

A exemplo disso, o aplicador deverá observar se a base e o verso das peças e blocos da Isobloco estão devidamente limpos e secos e se o clima não está chuvoso.

Há ainda questões de segurança que envolvem a aparelhagem para o manuseio da cola, como luvas, óculos de proteção, dentre outros equipamentos, que se façam necessários para proteção individual (EPI).

Após feita a mistura, a Isocola deverá ser colocada na superfície dos blocos, pressionando as peças sobre a base, e utilizando um martelo de borracha para conseguir o amassamento ideal dos cordões. Verifique o  alinhamento e o esquadro imediatamente, pois a Isocola tem cura química e começa a reagir a partir do momento em que é feita a mistura a com a água.

Para facilitar o manuseio e aplicação da Isocola sobre os blocos, recomenda-se realizar a aplicação com uma espátula, ao invés de colher de pedreiro. Também é possível aplicar a Isocola com o uso de uma bisnaga feita na própria obra. Assista o vídeo abaixo onde mostramos em prática a utilização da Isocola em bisnaga, já úmida, na obra.

 

 

Como é feito o preparo da Isocola

Para o preparo coloque a quantidade pretendida do pó da Isocola em uma masseira e acrescente água limpa aos poucos, para não ultrapassar o ponto. A consistência da Isocola deve ser ideal: não deve nem ficar úmida demais, nem úmida de menos. Além disso, a Isocola deve estar totalmente homogeneizada antes da aplicação. Pode-se utilizar betoneira para o preparo da massa, desde que respeitado os cuidados necessários.

Para saber se a Isocola está na consistência ideal, realize o teste de aderência com o auxílio de uma colher de pedreiro, espátula ou desempenadeira: pegue um pouco da massa da Isocola já preparada e coloque em cima da ferramenta e vire ao contrário – de cabeça para baixo. Se a massa permanecer grudada na ferramenta, sem cair no chão, significa que está pronta para uso. Se a massa desgrudar, acrescente mais pó e mexa novamente até o ponto desejado.

Quando a Isocola estiver pronta para uso, aplique nos blocos conforme recomendado no manual técnico de montagem do sistema em questão. Utilize dentro de um intervalo máximo de 1h, pois após isso, devido à cura química, a massa começará a perder resistência, se utilizada. Desse modo, jamais prepare uma quantidade excessiva de Isocola, a fim de evitar perdas.

Nunca acrescente mais água na Isocola na intenção de amolecer a Isocola quando ela começar a endurecer ou ressecar, pois a Isocola não seca, mas cura quimicamente. Desse modo, acrescentar água fará a Isocola perder resistência.

A qualidade na consistência e homogeneidade durante o preparo da Isocola, além do seu uso dentro do tempo indicado, garantem o seu desempenho técnico conforme esperado.

 

Qual a validade da Isocola?

A Isocola deve durar um ano, nas condições ideais de armazenamento, isto é: longe do calor e da umidade, em local seco e protegido do contato direto com o solo. Recomenda-se o armazenamento em paletes, quando possível.

 

 

 

Ademais, para saber mais informações da Isocola, você pode conferir os detalhes na ficha técnica, disponível no link abaixo:

 

Em relação à aplicação da Isocola nos Sistemas Construtivos, segue o link para nossos  guias técnicos de montagem:

 

Qual a diferença entre a Isocola e massa comum de cimento para assentamento de blocos?

Primordialmente, a diferença da Isocola para as massas comuns ocorre na composição. A Isocola é uma argamassa polimérica em pó elaborada especificamente para aderir aos nossos produtos, como o Isobloco.

Portanto, sua composição usa menos aditivos, areia, cal, dentre outros compostos para a elaboração do produto, significando também menos gasto na obra, além da vantagem sustentável na diminuição desses produtos.

Em contrapartida, para efeito de comparação, em uma obra convencional para a realização do assentamento de tijolos é utilizado uma lata de cimento, duas de cal e 9 de areia, sendo essa a medida mais comum para massa de alvenaria com cal.

Assim sendo, a Isocola é também prática, já que a mesma já vem pronta, devendo somente ser umedecida para facilitar a aplicação.

 

Pontuando seus benefícios, você terá:

  • Alto rendimento: sem desperdício de materiais;
  • Velocidade: aumento em até 4x a produtividade da sua obra;
  • Economia: reduzindo em até 40% o custo final da obra;
  • Sustentabilidade: menor consumo de água e sem perdas;

 

Construindo com a Isobloco

 A Isobloco é uma construtech de impacto que surgiu visando fornecer soluções mais econômicas e sustentáveis no ramo da construção civil.

Temos uma série de produtos, sistemas e soluções inovadoras que permite você realizar sua obra com uma série de vantagens que somente nossos produtos proporcionam, como é o caso da Isocola.

 

Todos os nossos produtos possuem certificação e qualificação comprovadas seguindo as normas técnicas NBR 13438:2013; NBR 13440:2013; NBR 14956-2:2003; ABNT NBR 15575).

 

Se você busca por rapidez, economia e sustentabilidade na sua obra, entre em contato conosco e construa com a Isobloco.