10 de novembro de 2022

A importância da norma NBR 15.575 na construção civil

Uma das questões mais importantes em uma obra, com certeza, são as Normas de Desempenho.

Criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no ano de 2013, ela estabelece um conjunto de diretrizes técnicas que determinam como uma construção deve ser realizada.

A realização de uma obra não é tarefa simples. Precisa-se considerar fatores como o impacto ambiental, social e econômico que ela terá, principalmente grandes construções.

Assim, essas normas foram elaboradas para brecar as irregularidades desenfreadas, vindas, principalmente, do modelo de construção tradicional.

Mas tendo em vista que esse modelo ocasiona, ainda hoje, uma série de irregularidades em nosso planeta, como a poluição elevada, como essas normas trabalham para reverter essa situação?

É aqui que entra uma das normas mais importantes da ABNT, a NBR 15.575.

Nesse texto, explicaremos detalhadamente como essa norma funciona, qual seu impacto na construção civil e como a Isobloco se encaixa dentro desse padrão de obra.

NBR 15.575: Qual sua importância na construção civil?

A norma de desempenho exerce o importante papel de prever responsabilidades e deveres aos agentes construtivos.

Esse papel pode ser contemplado em diferentes setores na construção civil, e abordando questões de âmbito jurídico-imobiliário, sustentável, estrutural, entre outras questões.

A NBR 15.575 possui seis divisões que atendem diferentes partes do sistema construtivo. São elas:

  • Parte 1: Requisitos gerais (NBR 155575-1:2013);
  • Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais (NBR 155575:2013-2);
  • Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos (NBR 155575:2013-3);
  • Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas (NBR 155575:2013-4);
  • Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas (NBR 155575:2013-5);
  • Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários (NBR 155575:2013-6);

É possível notar que essas divisões dizem respeito a requisitos técnicos que serão elaborados no planejamento da obra.

Entretanto, essa norma tem valores que vão além do plano estrutural de uma obra. Ela é também um importante passo em direção a construções mais sustentáveis.

A NBR estimula o cumprimento de etapas de forma a envolver não só os agentes construtivos, mas as imobiliárias e seus residentes.

Ela promove um exercício de conscientização do cumprimento de suas etapas, a fim de estipular uma construção mais limpa.

Segundo a arquiteta Patricia Seiko Okamoto, a NBR 15.575, a norma tem um papel interessante na promoção sustentável de suas etapas:

Tendo em vista a obtenção de maior desempenho e sustentabilidade nas edificações, destaca-se a grande importância da reconfiguração do processo de projeto, responsável pela grande parte do conteúdo sustentável de um edifício, por compreender a atividade de planejamento e importantes tomadas de decisões relativas a todo o ciclo de vida da construção.

Assim, adotar recursos e processos que impactarão menos o meio ambiente para o cumprimento dos requisitos citados se faz necessário. Mas como podemos realizar tal coisa?

Os sistemas Isobloco e a norma de desempenho

Para atingir o objetivo citado, a utilização de materiais mais limpos, como o concreto celular, para a elaboração do sistema estrutural, por exemplo, já é um passo interessante ser adotado.

Pensando nessa questão, a Isobloco trabalha muito bem no avanço de uma construção mais sustentável e que cumpra essa norma.

Nossos sistemas são todos feitos com o concreto celular de tecnologia própria, que garante vantagens únicas obedecendo aos requisitos da NBR 15.575.

Nossa tecnologia consegue oferecer uma excelente estrutura, tem capacidade de vedação, trabalha em coberturas e tudo isso impactando minimamente o meio ambiente.

Nossos produtos são totalmente reutilizáveis na obra, e sua elaboração gera a mínima liberação de CO2 no ambiente.

A vedação de nossos sistemas, por exemplo, possui alta capacidade, oferecendo para o cliente uma série de vantagens:

  • Isolamento acústico;
  • Isolamento térmico;
  • Segurança corta-fogo;
  • Antiumidade e antimofo;

Essas vantagens também atendem, portanto, as questões exigidas na parte 5 da norma, sobre coberturas.

O cumprimento dessa norma, acaba por igualmente promover uma obra mais segura, tanto no momento da construção, quanto no pós-obra para a habitação.

A Isobloco trabalha incansavelmente para cada vez mais cumprir os requisitos da norma e solucionar outras questões que a construção convencional acaba por não resolver.

Somos uma construtech de impacto, e visamos expandir nosso trabalho para além das fronteiras.

Assim, cumprimos os objetivos não só da norma de desempenho, como também das normas:

  • NBR 13438:2013; (Blocos de concreto celular)
  • NBR 13440:2013; (Blocos de concreto celular autoclavado)
  • NBR 14956-2:2003; (Blocos de concreto celular autoclavado — Execução de alvenaria sem função estrutural)

Portanto, construir com Isobloco é ter a certeza de que você seguirá com uma ideia inovadora e que garante a segurança e o cumprimento de determinadas normas.

Para saber mais sobre a Isobloco, entre em contato e siga as nossas redes que estamos sempre postando conteúdos excelentes sobre a construção civil e o destaque da Isobloco nesse meio. 😊