23 de maio de 2023

Produção e consumo responsável: Conheça a Isobloco e seu trabalho em prol do meio ambiente

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), reúnem um conjunto de medidas que visam melhorar o nosso planeta.

Entre os 17 objetivos e seus subtópicos, há o objetivo 12, que promove um consumo e produção responsável.

Esse tópico busca promover um padrão de consumo e produção sustentável, algo que conversa, diretamente, com a construção civil.

O mercado da construção civil é, ainda hoje, um dos principais setores que provocam impactos ambientais significativos.

Segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), o setor é responsável por consumir cerca de 75% dos recursos naturais extraídos.

Além disso, ele também é responsável por produzir cerca de 80 milhões de metros cúbicos de resíduos anualmente.

O impacto ambiental provocado, primordialmente, por obras que levam a construção tradicional como modelo base, é significativo.

Por isso, empresas de todo o mundo trabalham desenvolvendo soluções que busquem reverter essa situação.

Como no caso da Isobloco, que trabalha seu modelo de negócio sob o ponto de vista da ODS 12, que visa assegurar padrões de consumo responsável e eficiente dos recursos naturais do planeta, bem como meios de produção sustentáveis.

Isobloco: Produção e consumo responsáveis

Para colocar o nosso contexto nesse assunto tão relevante, pedimos para que o CEO e Founder da Isobloco, Henrique Ramos, respondesse algumas questões pertinentes.

Henrique nos fala sobre o impacto positivo que a Isobloco vem causando em seu trabalho de promover um modelo de construção mais sustentável.

Como você vê que a tecnologia inovadora da Isobloco está contribuindo para a sociedade?

  • Com tecnologia própria em concreto celular com baixa pegada de carbono, oferecemos soluções sustentáveis ​​com o melhor custo-benefício do mercado da construção civil. Transformamos a forma de construir e viver, integrando a economia circular no fabrico de produtos que reaproveitam os resíduos industriais, reduzindo as emissões de CO2 e os resíduos, preservando o ambiente e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Como a Isobloco mede e valida seu impacto social e ambiental?

  • Medimos nosso impacto social e ambiental anualmente por meio de 3 indicadores:
    Redução de emissões de CO2 – Em 2022 reduzimos 110K tCo2;
    Redução da contaminação da água por óleo vegetal – Em 2022 evitamos que 120 milhões de litros de água fossem contaminados;
    Redução de resíduos sólidos – Em 2022 reduzimos 2 mil toneladas de resíduos da construção civil, que não foram para aterros. Utilizamos rejeitos de mineração como insumos, substituindo a areia virgem, nossa produção é zero emissão de CO2, substituímos o desmoldante industrializado por óleo vegetal reciclado de cooperativas e as sobras do nosso concreto são 100% reaproveitáveis ​​na própria construção.

Quais são os planos para a Isobloco escalar a sua tecnologia nos próximos 2 a 5 anos?

  • Nosso plano de expansão é baseado em fábricas móveis, que possibilitam chegar a locais de difícil acesso e produzir com menor custo e reduzir as emissões do transporte.
    Em nosso processo de crescimento, pretendemos atuar inicialmente em regiões onde haverá maior impacto das mudanças climáticas. E nosso plano é criar joint ventures que tenham licença para usar nossas tecnologias e se expandir nos mercados onde irão atuar. Acreditamos que as parcerias locais nos permitirão escalar mais rapidamente.
    A procura de materiais com elevada capacidade de isolamento térmico é crescente, sendo necessário aumentar a eficiência energética e o conforto térmico dos edifícios.
    Nossas soluções são convenientes de usar e econômicas. Isso nos permite garantir que a construção “cinza” tenha um baixo custo, permitindo que edifícios de baixa renda sejam economicamente viáveis.
    Nosso plano de expansão através de fábricas móveis permite a utilização de fornecedores locais, garantindo um custo acessível e adaptável, em qualquer região do mundo.
    Nossos esforços de expansão envolvem também uma evolução constante de nossa tecnologia de concreto verde e a busca contínua de gerar valor com sustentabilidade.

Como podemos observar, a Isobloco vem trabalhando seriamente para proporcionar mudanças significativas na construção civil.

Os resultados já são visíveis e de grande relevância. Continuaremos seguindo em direção a um modelo construtivo cada vez mais sustentável.

Para conhecer mais da Isobloco, e se inteirar de todos os nossos trabalhos, siga nosso Instagram @Isobloco que estamos sempre atualizando com novidades e informações exclusivas.

Aqui em nosso site, também postamos mensalmente conteúdos completos sobre a Isobloco e construção civil. Em caso de dúvida, ou para conhecer melhor nossas soluções, entre em contato conosco.