20 de março de 2024

Quais os benefícios econômicos da construção sustentável?

A sustentabilidade na construção civil não é mais um diferencial; atualmente, desempenha um papel crucial na tomada de decisão para quem deseja construir.

Falando em benefícios desse modelo de construção, podemos observar a existência de vários.

Desde a produção de edificações mais confortáveis em termos de acústica e manutenção de temperatura, até a questão da eficiência da própria obra.

Não podemos esquecer o principal: a contribuição para a preservação ambiental com materiais reaproveitáveis, reduzindo a geração de resíduos.

Essas são apenas algumas características que nos levam a afirmar que construções sustáveis não são mais apenas assunto do futuro.

O amanhã chegou e com ele a necessidade de colocarmos em prática algumas resoluções que vão contribuir para uma melhor qualidade de vida de todos.

A Isobloco®, consciente dos movimentos que impulsionam este assunto, te convida a ler mais sobre neste blog.

Aqui, vamos reforçar a nossa preocupação em contribuir para um mundo melhor, além de apresentarmos soluções, que vão te provar de uma vez por todas, que uma construção sustentável pode, sim, gerar benefícios econômicos.

O que é uma construção sustável?

Para ser considerada sustentável, uma construção precisa ser baseada em soluções construtivas que favoreçam mudanças conscientes.

Mais que atender as necessidades da própria edificação, essa característica incentiva a preservação do meio ambiente e seus recursos naturais.

Para atingir esses objetivos, é imperativo haver um esforço de toda a sociedade, especialmente das empresas que trabalham com construção civil.

A Isobloco® está alinhada ao conceito de sustentabilidade da ONU, que considera o desenvolvimento sustentável “aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações”.

Por isso, nos preocupamos em entregar soluções com tecnologia de ponta, por meio da união do concreto celular com o aço, criando um sistema construtivo leve e autoportante.

O que torna uma construção sustentável?

Ao projetar uma proposta sustentável, é crucial considerar o conforto dos usuários e minimizar o impacto ambiental desde o início.

Com relação a própria construção, outros pontos também são avaliados para enquadramento da construção nas definições acima.

Um plano de gestão de obra, que diminui resíduos, reaproveita materiais e tem em sua composição um material que colabore nesse sentido, devem ser priorizados.

Por isso, para a construção ser considerada realmente sustentável, a eficiência energética, o uso de água e a reciclagem de resíduos devem estar no topo do plano.

Devo investir em uma construção sustentável?

Definitivamente, se o seu interesse é ter um imóvel que valoriza ano após ano, a resposta é sim.

Já que as práticas de sustentabilidade na construção civil têm se mostrado cada vez mais um item atrativo, o que antes era um diferencial competitivo, hoje é quase um requisito obrigatório.

Esse contexto pode ser observado diante da mudança nas exigências dos próprios usuários finais e investidores.

Reduzir custos, diminuir emissões de carbono e aproveitar incentivos financeiros são benefícios diretos da construção sustentável.

Falando em benefícios…

A extrapolação dos benefícios da esfera ambiental é uma das características que gostaríamos de ressaltar neste artigo.

#Valorização da construção

Investir em sustentabilidade na construção civil não apenas promove a valorização do imóvel.

Isso também configura um investimento estratégico.

Conforme o Ministério do Meio Ambiente, residências sustentáveis podem apresentar uma valorização de 10 a 30% a mais que uma edificação convencional.

E essa é só a primeira vantagem.

#Diminuição de desperdícios

Os resultados de uma pesquisa conduzida pela Escola Politécnica da USP indicaram que o desperdício de materiais corresponde a até 8% das perdas financeiras na indústria da construção civil.

Por isso, a busca pela redução de resíduos na obra, deve ser sempre o objetivo.

#Diminuição de custos pós-obra

Uma construção sustentável consegue gerar vantagens mesmo após sua conclusão.

Desde o canteiro de obras, mais uma vez a escolha da matéria-prima certa, é um diferencial.

Soluções termoacústicas reduzem gastos com energia, aumentam a segurança, o conforto e o rendimento da qualidade laboral das pessoas em seu trabalho.

Além disso, optando por um material que se preocupa com questões de umidade e mofo, a necessidade de manutenção pós-obra é reduzida nesse quesito.

Diferenciais das soluções Isobloco

Nossa linha de produtos é composta por soluções em quatro nichos: paredes, lajes, módulos e produtos complementares.

Todas são baseadas em características como leveza de material, facilidade de corte e perfuração, isolamento termoacústico, capacidade corta-fogo e resistência a umidade e mofo.

A utilização de estratégias que consideram isto, impacta diretamente em uma construção mais limpa e eficiente, em todos os aspectos.

Nesse sentido, para minimizar o impacto de nossas operações, implementamos várias medidas para atingir metas sustentáveis.

Sabemos que nossos clientes estão cada vez mais conscientes do propósito de um mundo melhor.

Por isso, seguimos rigorosos processos, inclusive de gestão de resíduos sólidos, desde a formulação dos nossos produtos.

O intuito é realmente promover a economia circular e a produção sob demanda.

Com isso, reforçamos as vantagens na escolha da Isobloco® para a sua construção.

Para saber mais sobre este assunto, baixe em nosso site o Relatório Isobloco e Sustentabilidade.

Além disso, em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de especialistas e faça um orçamento facilitado, com condições especiais para você tirar sua obra do papel o mais rápido possível.