3 de dezembro de 2021

Entenda o que é construção sustentável e como aplicá-la na sua obra

A sustentabilidade é um valor fundamental na nossa sociedade e cada vez mais as pessoas e empresas buscam incorporá-la nos seus serviços, produtos e dia a dia, inclusive na construção civil.

Esse segmento lida diretamente com recursos que causam impacto na natureza. No entanto, vem crescendo um mercado que busca alternativas para promover inovação sustentável nas construções.

Quer saber o que é uma construção sustentável? Então continue a leitura!

 

O que é construção sustentável?

A construção sustentável visa encontrar e promover equilíbrio entre o ambiente construído e o ambiente natural. Tudo isso, seguindo parâmetros de padrão de qualidade e considerando questões sociais, econômicas e promoção de dignidade humana.

Portanto, trata-se de um conjunto de práticas que buscam otimizar o tempo e recursos, amenizando os impactos gerados na natureza em todas as etapas da construção. Tudo isso pensado desde a criação do projeto, o uso dos ativos, o efeito causado e a redução de resíduos.

Uma construção sustentável engloba diversos aspectos, desde a escolha do terreno, a preocupação com o entorno da obra, escolha dos materiais, até a relação com os profissionais envolvidos na construção e o uso da edificação.

 

Vale a pena investir na construção sustentável?

Diferente das convencionais, a construção sustentável foi desenvolvida para aliar tecnologia moderna à criação de edificações que, além de atender as necessidades dos usuários, estejam em equilíbrio com o ambiente, observando uma série de fatores.

A partir de projetos com soluções inteligentes é possível amenizar os impactos dos processos de construção, evitando o consumo excessivo de materiais, água e energia e, consequentemente, proporcionando menor custo de operação.

Além disso, projetos sustentáveis são tendência e, ao investir nisso, você valorizará o seu empreendimento para venda, promovendo visibilidade.

 

Como aplicar inovação sustentável na obra?

Para promover uma obra sustentável é fundamental seguir padrões que elevem sua obra a esse nível, respeitando o ambiente ao redor, a comunidade e os recursos naturais.

Tudo se inicia no projeto, o terreno programado para a construção, os materiais a serem utilizados e as formas de aproveitar ao máximo os recursos naturais disponíveis. Sendo assim, deve ser considerado a ventilação local, luminosidade e a utilização de materiais que ofereçam qualidades técnicas, como a redução de resíduos e eficiência energética, por exemplo.

Existem alguns fatores que devem ser observados quanto aos materiais utilizados no canteiro de obra, como:

  • Origem da matéria-prima: para uma obra sustentável, é fundamental que a matéria-prima seja proveniente de recursos renováveis, extraída de maneira legal, reciclada ou reciclável;
  • Qualidade e durabilidade: o material utilizado possui características que atendem às normas técnicas? Busque por certificações, selos e laudos que comprovem a eficácia do material utilizado na obra;
  • Transporte e distância: opte por fornecedores regionais para reduzir o impacto ambiental com o transporte. Ou busque se programar para que a entrega seja feita no menor número de viagens possível.

Além de inovações para aplicar no processo produtivo, existem tecnologias que tornam a edificação mais sustentável. Como exemplo, o uso de placas de energia solar fotovoltaica, sistema de captação de água da chuva, uso de lâmpadas de LED, entre outras.

Diversas empresas apostam em inovação tecnológica visando a sustentabilidade e alternativas para a construção convencional, responsável por grande parte dos entulhos que não recebem destinação adequada e emissões de CO2.

Portanto, é possível, sim, construir de maneira ecológica e reduzir os impactos no meio ambiente.

 

Isobloco e a construção sustentável

Entre as empresas que apostam em construções sustentáveis, está a Isobloco, uma construtech que fornece soluções tecnológicas e modulares para a construção civil. A marca visa promover um canteiro de obras ecoeficiente, com menos resíduos e busca resolver os principais problemas da construção.

Através do concreto termoacústico, a marca entrega produtos sustentáveis e com qualidades técnicas de resistência, bloqueio da umidade, antimofo, leveza e reutilizáveis, configurando uma edificação que gera menos entulhos e promove conforto térmico para os usuários.

O grande destaque da marca é aliar a tecnologia e soluções desenvolvidas com o steel frame, criando um sistema construtivo leve e autoportante, ou seja, dispensando sustentações complementares.

 

Conheça as soluções Isobloco:

A Isobloco possui diversas soluções para a construção civil e todas são projetadas visando a sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e eficiência dos materiais.

Entre os atributos que destacam esses sistemas frente à concorrência, estão:

  • Alta capacidade de isolamento térmico;
  • Conforto acústico;
  • Estanqueidade (antiumidade);
  • Salubridade (antimofo);
  • Segurança corta-fogo (detém o fogo e o calor, em casos de incêndios, e a fumaça não é tóxica);
  • Materiais 100% reutilizáveis (diminuindo a quantidade de resíduos);
  • Inclusivo (não precisa de mão de obra especializada);
  • Preço acessível.

 

Isobloco 10

Bloco que leva o nome da marca, é feito de concreto celular termoacústico e pode ser utilizado para vedações internas e externas. O bloco possui dimensões maiores que outras opções disponíveis no mercado e, aliado a vergalhões de aço, possui capacidade estrutural. Leve, de fácil montagem, possibilita a construção modular e facilita o transporte.

Entenda o que é construção sustentável e como aplicá-la na sua obra - Isobloco

Isowall 7

O sistema Isowall 7 é uma parede recomendada para divisórias internas, aliado com a tecnologia light steel frame, que não contenham instalações hidrossanitárias embutidas. De fácil aplicação, garante todos os atributos de conforto térmico, resistência, corta-fogo, antimofo, entre outros presentes nas soluções da marca.

Isoflex - Entenda o que é construção sustentável e como aplicá-la na sua obra

 

Isolaje 7x30x60 e 7x60x30

O sistema de laje da Isobloco é composto pela Isolaje Armada e Isolaje Modular, ambas nas versões 7x30x60cm e 7x60x30cm. Elas substituem a laje convencional, podendo ser utilizada como piso de um novo pavimento ou como telhado (sem necessidade de forro). A escolha do tamanho das lajotas (se terá vão a cada 30cm ou a cada 60cm), assim como o tipo de estrutura (armada ou modular), vai depender da carga que a laje precisará suportar. Mas todas são de fácil aplicação e montadas com nervuras treliçadas (no caso da Isolaje Armada) ou perfis de aço (no caso da Isolaje Modular).

Iso Laje - Entenda o que é construção sustentável e como aplicá-la na sua obra

 

 

Vedabloco 3

Esse é um sistema de placas de concreto celular utilizado para revestimento e recuperação de paredes internas e fachadas. Possui alto desempenho e apresenta baixo custo. Ajuda no controle da umidade e melhora o desempenho térmico e acústico de uma parede.

Entenda o que é construção sustentável e como aplicá-la na sua obra - Veda Bloco Entenda o que é construção sustentável e como aplicá-la na sua obra

Isobrick 12

Isobrick 12 é um sistema de “tijolos” rústicos em concreto celular, indicado para construção de paredes internas e externas com caráter decorativo. Ainda assim, mantém as características técnicas da tecnologia Isobloco.

Iso Brick - Entenda o que é construção sustentável e como aplicá-la na sua obra

 

Isobox

Inspirado em contêiner, o Isobox é composto por módulos pré-fabricados e inseridos apenas na obra. A grande vantagem dessa solução é reduzir a quase 0% a chance de erros e retrabalhos, além de garantir maior agilidade na obra. O Isobox reduz em 4x os resíduos gerados, possui alta qualidade, possibilita a expansão e é fácil de ser transportado.

Entenda o que é construção sustentável e como aplicá-la na sua obra

O que torna a construção com Isobloco sustentável?

Além de apresentar sistemas com materiais 100% reutilizáveis, reduzindo a quantidade de resíduos gerados na obra, os produtos da Isobloco possuem diversas outras características que os elevam à condição de material sustentável.

Toda tecnologia foi desenvolvida visando a criação de soluções que gerem menos impactos e entreguem eficiência na construção civil.

A característica de isolamento termoacústico, por exemplo, propicia um ambiente confortável, já que promove menos troca térmica com o ambiente. Assim, mantém a temperatura interna mais agradável e amena, diminuindo os gastos com condicionamento artificial.

Por ter um processo produtivo otimizado e ser de fácil aplicação, necessita de menos aplicadores sem perder a produtividade na construção. Além disso, os sistemas Isobloco não necessitam mão de obra especializada, permitindo que profissionais que atuam com alvenaria convencional também trabalhem com esse material.

A marca vende os materiais em kits paletizados, facilitando o transporte e promovendo menos gastos durante esse processo, bem como a emissão de gases poluentes. Além disso, os kits contêm os materiais necessários para a estruturação de acordo com a quantidade de blocos entregue, evitando desperdícios, algo muito comum na construção convencional.

Os sistemas Isobloco incluem a Isocola, argamassa utilizada na estruturação dos blocos que necessita baixa quantidade de água para preparar a mistura, criando um canteiro de obras limpo e seco.

Por fim, o Isobox Contêiner é um produto revolucionário, pois possui construção off-site, ou seja, vem pré-montando de fábrica. Assim, ele reduz os impactos no local da obra, leva a quase zero as possibilidades de erro durante o processo e diminui até 4x a quantidade de resíduos.

 

Construção sustentável é mais caro?

Algumas tecnologias demandam, sim, mais gastos para a sua implantação. No entanto, a Isobloco promove o encontro entre a redução de custos e uma obra ecoeficiente.

Tudo isso é resultado da tecnologia desenvolvida e comprovada através de laudos e certificações. As soluções Isobloco possuem qualificações comprovadas e de acordo com as normas técnicas (NBR 13438:2013; NBR 13440:2013; NBR 14956-2:2003; ABNT NBR 15575).

Se está buscando eficiência e inovação na construção civil, conheça a Isobloco. Entre em contato conosco para mais informações!