Casas ecológicas: Exemplos de construções para te inspirar
A sociedade tem se preocupado cada vez mais com o futuro do nosso planeta. Por isso, a construção de casas ecológicas vem aumentando.
Na Alemanha, Estados Unidos e México, esse tipo de construção já é bastante comum. Aqui no Brasil, a prática ainda é pouco difundida, mas o mercado tem crescido nos últimos anos.
São projetos que se preocupam com diversos pontos, principalmente com soluções para reúso de materiais, iluminação e recursos naturais, além do conforto termoacústico.
A falta de água, as mudanças climáticas, o aumento da população em geral e o desmatamento são apenas alguns dos fatores que leva a sociedade a pensar maneiras diferentes de construir.
Estamos todos muito preocupados com o futuro do planeta e graças a evolução tecnológica, já contamos com diversas opções de materiais e acabamentos que permitem construções ecológicas ainda mais seguras e equilibradas às necessidades do meio ambiente.
O que são construções ecológicas?
Casas ecológicas são edificações construídas com materiais sustentáveis. O principal objetivo é promover uma relação mais saudável com a natureza, mas sem deixar de lado o bem-estar dos moradores.
Diante dessa nova realidade, novas técnicas e materiais estão surgindo no mercado de construção.
São alguns exemplos de itens a serem considerados para uma bioconstrução:
- Eficiência energética;
- Economia de água;
- Conforto térmico e acústico;
- Aproveitamento de recursos naturais, como ventilação e luminosidade;
Quais são os principais diferenciais de uma casa ecológica?
Primeiramente, para uma construção ser considerada realmente sustentável, é preciso que ela ocorra seguindo alguns parâmetros seguros de localização.
É importante que a obra aconteça fora de qualquer local considerado área de preservação, para evitar qualquer tipo de impacto negativo àquele ambiente.
Outro ponto significativo, relaciona-se aos sistemas elétricos e hidráulicos utilizados na construção.
Casas ecológicas preveem em seu projeto alternativas para a geração de energia e uso da água, principalmente através do investimento em uso de painéis solares.
Além disso, esse tipo de construção se preocupa com a existência de janelas maiores, para economia de energia e aproveitamento de iluminação natural.
Telhado verde é outra ideia que ajuda a manter a temperatura de uma casa considerada sustentável e ainda incrementa a beleza da construção.
Já as cisternas e reservatórios possibilitam a captação e o armazenamento de água da chuva.
Quais são as principais vantagens de uma casa sustentável?
- Custo-benefício
- Durabilidade
- Conforto acústico
- Conforto térmico
- Beleza arquitetônica
- Versatilidade
- Sustentabilidade
Construção civil e políticas públicas de sustentabilidade
Os avanços da ciência, tecnologia e operações são os principais responsáveis pela disponibilização de ferramentas que fomentam a construção verde e a maximização do desempenho ambiental, econômico e social de uma obra.
É justamente para mensurar esses avanços que a organização Green Building Council Brasil desenvolveu o Referencial GBC Brasil Casa.
É através desses parâmetros que hoje é possível medir conceitos de sustentabilidade, desempenho e práticas sustentáveis atreladas a construção civil no Brasil.
Este Referencial também tem como função primordial incentivar a construção de políticas públicas para residências que adotam sistemas de sustentabilidade em seus projetos.
Educação ambiental
A educação ambiental é parte do projeto de conscientização da população.
Assim o consumidor final passa a poder fazer exigências aos governantes e ao próprio mercado, garantindo benefícios como: mitigação de impactos socioambientais, melhoria da qualidade de vida e bem-estar, além da economia financeira.
É através do incentivo à educação ambiental que o Brasil poderá se tornar referência em construção sustentável.
O aumento do nível técnico do mercado residencial traz melhorias diretas e indiretas a sua prática e tem benefícios incontáveis, para quem constrói, quem utiliza e a para a população em geral.
Como a Isobloco® pode te ajudar na construção de casas ecológicas?
As soluções Isobloco são pensadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e auxiliar na preservação do meio ambiente.
Os avanços e melhorias tecnológicas dos nossos produtos são fruto de muito estudo e objetivos centrados não só na inovação, mas também na manutenção de um ambiente mais sustentável para nossos clientes.
Por meio de valores como leveza, resistência, eficiência energética e economia circular, trabalhamos para desenvolver soluções cada vez mais orientadas a um meio ambiente mais equilibrado.
O conceito da economia circular, atrelada a própria composição material de nossas soluções, permite que os insumos utilizados sejam reutilizados.
Essa característica faz com que o desperdício seja reduzido drasticamente. Outro ponto é o aproveitamento da matéria-prima, eficiente aos objetivos da obra.
Conheça nossas soluções
- Sistema Isobloco: Recomendado para vedações externas, internas ou muro e para ambientes que exigem um desempenho termoacústico maior;
- Sistema Isowall: Sistema construtivo usado para paredes internas e fachadas, composta com peças pré-moldadas de concreto nanocelular;
- Sistema Isobrick: Sistema construtivo usado para paredes internas e fachadas, composto com peças pré-moldadas de concreto nanocelular. Foi idealizado para o acabamento ser finalizado em concreto aparente, apenas sendo necessário aplicar na superfície da parede resina incolor à base d’água;
- Sistema Isorevest: Sistema construtivo usado para revestimento e recuperação de paredes internas e fachadas, composta com placas pré-moldadas de concreto nanocelular;
- Sistema Isolaje Armada: Sistema construtivo indicado para aplicação de laje unidirecional como piso ou coberta. É composta com peças pré-moldadas de concreto nanocelular e construída com as mesmas diretrizes técnicas e normativas de uma laje armada convencional;
- Sistema Isolaje Modular: Sistema construtivo estrutural indicado para aplicação de laje como piso ou coberta. É composta com peças pré-moldadas de concreto nanocelular e montada com longarinas de aço pré-dimensionadas, cortadas e soldadas;
- Sistema Isobox Modular: Sistema modular móvel inspirado no contêiner marítimo. Feito a partir da união das tecnologias Isobloco com aço pesado. Traz consigo um novo conceito de arquitetura modular e construção off-site;
- Argamassa Isocola: A argamassa polimérica em pó, é utilizada na aplicação soluções construtivas da Isobloco. Possui alta tecnologia e desempenho, é altamente resistente, apresentando vantagens econômicas e sustentáveis;
- Revestimento Isomassa: É uma bicapa de base acrílica para nivelamento e acabamento, dispensando completamente o uso de chapisco, emboço, reboco, selador.
Acompanhe os vídeos do nosso canal no YouTube para entender mais.
Se inspire com alguns exemplos de casas ecológicas
Para você se inspirar, trouxemos uma seleção de casas ecológicas já conhecidas no meio da construção no Brasil.
Nosso país é rodeado por muita natureza e rico em recursos renováveis, o que torna esse tipo de projeto muito viável.
Se você sonha em morar em um imóvel com esse conceito, confira cinco casas sustentáveis e ecologicamente corretas para se orientar.
Casa 88º, em Boa Vista/SP
A casa conta principalmente com estratégias para a eficiência acústica, energética e de gestão de recursos naturais.
Há também uma cobertura verde, para isolamento do som e do calor.
Fonte: https://atelieror.com/projetos/casa-88o/
Casa com Medidas Sustentáveis, em Goiânia/GO
A construção adotou soluções para a economia de água, reservando água da chuva, criando estratégias de reaproveitamento.
Fonte: https://sustentarqui.com.br/medidas-sustentaveis-casa-em-goiania/
Casa Azul, com a Etiqueta PBE-Edifica, em Sinop/MT
Com área total de 270 m², a casa conta 34 painéis solares fotovoltaicos e uma estrutura que favorece a ventilação e iluminação naturais.
Fonte: https://www.rdnews.com.br/cidades/casa-recebe-etiqueta-do-inmetro-por-ser-sustentavel-economia-de-85/77064
Casa HLC, em São Paulo/SP
O modelo apoia-se no aproveitamento da vegetação já existente no terreno. O objetivo principal é manter o clima da casa e ajudar a permeabilizar o terreno.
Localizada bem próximo ao Parque Ibirapuera em São Paulo, teve sua localização avaliada de forma estratégica.
Fonte: https://sustentarqui.com.br/casa-hlc-valores-da-certificacao-em-residencias/
Casa com Certificação Referencial GBC, em Maresias/SP
A casa conta com ferramentas que auxiliam no isolamento acústico e térmico.
Durante a construção, houve captação de águas pluviais e treinamento aos operários, para redução de custos.
Fonte: https://sustentarqui.com.br/referencial-gbc-brasil-casa/
Gostou desse conteúdo?
Esperamos que ele tenha inspirado você! Se quiser ver outros artigos sobre soluções sustentáveis e construção civil, acompanhe as publicações aqui no blog da Isobloco®.
Se você deseja realizar seu sonho de construir uma casa ecológica, fale com nossa equipe.
Nós podemos ajudar você com as melhores soluções do mercado!