7 de junho de 2023

O impacto ambiental da construção civil e as inovações sustentáveis

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo agora está aquecendo mais rapidamente do que em qualquer outro momento registrado na história.

Essa constatação abre espaço para o debate acerca do impacto que alguns setores do mercado provocam ao meio ambiente.

Uma das principais causas destacadas pela ONU é a fabricação de produtos, como cimento, tijolo e concreto.

A indústria produz elevadamente emissões do dióxido de carbono, principalmente, pela queima de combustíveis fosseis na fabricação de cimento e ferro, por exemplo.

O impacto ambiental que a construção civil convencional provoca no mundo é alarmante.

Sendo assim, surge a necessidade de reverter esse problema com o desenvolvimento de ações inovadoras.

Neste blog, vamos explorar algumas soluções que buscam combater esse problema.

Também mostrarei para você o papel da Isobloco em promover uma forma de construir de baixo impacto ambiental.

Os impactos negativos da construção civil no meio ambiente

Segundo o Ministério das Cidades, estima-se que os resíduos de construção e demolição representem de 51% a 70% dos sólidos urbanos.

Com o mau gerenciamento desses resíduos, a degradação do ambiente ocorre com o despejo e a poluição desses materiais descartados na natureza.

O nosso mundo está cada vez mais se aproximando de um estado irreversível. Precisamos lutar para combater esses problemas que, em grande parte, são provocados pela construção civil.

A construção civil convencional impacta diretamente o meio ambiente em fases que incluem:

Destruição de áreas verdes

No projeto de um imóvel, pouco se preocupa com o quão afetada as áreas verdes serão. Mesmo que indiretamente, o impacto acaba sendo grande, principalmente pela utilização de recursos naturais.

Sendo assim, a biodiversidade de uma região inteira pode ser afetada por uma obra, mesmo aquelas que são licenciadas.

O desmatamento no Brasil é um grande problema. Segundo o IBGE, o país perdeu 513 mil km² de área verde em duas décadas, o equivalente a 6% do território nacional.

Mesmo que a agropecuária represente a maior parte desse desmatamento, a construção civil também representa um impacto considerável.

Poluição atmosférica

Em alguns processos, como na produção de cimento (processo altamente poluente) há a liberação de gases nocivos para o meio ambiente, como o dióxido de carbono (CO₂).

Além disso, a poluição atmosférica também ocorre durante o transporte desses materiais, criando um efeito cascata extremamente preocupante.

Consumo de recursos naturais

O setor da construção civil é um dos principais responsáveis pelo consumo de recursos naturais extraídos no Brasil.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), esse valor chega até 75% dos recursos, e o consumo de recursos é observado tanto na obra quanto na mineração.

Os pontos destacados são só alguns dos impactos negativos que a construção civil tradicional provoca ao meio ambiente.

É preciso pensar em formas de reverter essa situação. E a melhor delas, para a construção civil, surge por meio da inovação!

Nesse mundo, nada permanece da mesma forma, por mais que pareçam que nunca irão mudar.
As ideias atravessam nossa mente, buscando resolver problemas que não existiam antes.
E a cada segundo, podemos fazer as coisas acontecerem, segundo a nossa imaginação.
De fato, tudo muda no mundo, mas só nós podemos inovar. A inovação é a mudança pensada, projetada e definida por nós. Ela nasce na nossa inteligência e termina na nossa execução.
Somos convidados a fazer diferente, e substituir protocolos que não resolvem mais os desafios que o mundo nos coloca, e temos a necessidade de mudar os nossos métodos.
Mas nem sempre fazer diferente, é fazer melhor. A inovação só será bem-vinda, se houver ganho de valor.  – Henrique Ramos, CEO & Founder da Isobloco

A inovação na construção civil

A promoção de ações, o desenvolvimento de soluções e a adequação de empresas do setor para questões ambientais são passos que andam em direção a um mercado mais inovador.

Com relação às ações promovidas, a primeira semana de junho marca a semana mundial do meio ambiente.

Essa data tem como objetivo promover a conscientização social sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.

O desenvolvimento dessa campanha foi um importante passo dado pela ONU em direção à inovação.

O mercado da construção civil tem criado, cada vez mais, soluções que revertam os danos provocados pelo modelo tradicional de construção.

São exemplos de soluções que dialogam com as pautas da ONU e que buscam promover um modelo de construção sustentável:

  • Construção modular;
  • Bioconcreto;
  • Impressão 3D;
  • Construções em steel frame;

Além disso, alguns conceitos transformadores para o meio ambiente começam a ser aplicados em diferentes setores, como o da construção civil.

É o caso da economia circular, um importante método que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais.

Na construção civil, a economia circular é adotada pensando na diminuição dos recursos naturais, priorizando o reaproveitamento dos resíduos e de materiais de uma obra.

Outro conceito que se relaciona bastante com a economia circular é o de mineração urbana.

A mineração tradicional é, por si só, um grande problema na construção civil.

Entretanto, com a mineração urbana, busca-se obter a matéria-prima e transformá-la em novos produtos por meio da reutilização e reciclagem.

Entendendo algumas soluções e ações sustentáveis, conheceremos como a Isobloco trabalha promovendo inovação na construção civil.

Isobloco e a inovação na construção civil

A Isobloco foi instituída pensando, justamente, em trazer um diferencial para o mercado da construção civil.

Visto que o modelo de construção tradicional ainda predomina em nosso país, pensar em um modelo alternativo, que seja sustentável, econômico e prático, desde o início, pareceu ser uma boa ideia.

E hoje, estamos colhendo os frutos desse trabalho e estudo, crescendo cada dia mais no setor.

A Isobloco é hoje expoente no mercado brasileiro, e ganhamos notoriedade com o desenvolvimento de nossas soluções, como o Isobloco e o Isobox, alternativas inovadoras e sustentáveis para a obra.

Participamos de grandes eventos que promovem a inovação, como o Startup Summit, e tivemos a oportunidade de divulgar internacionalmente nosso trabalho.

Somado a isso, seguimos com nossos valores que incluem, primordialmente, o avanço no setor respeitando o meio ambiente.

Incluímos em nossa esfera de trabalho a economia circular e a mineração urbana, diminuindo o consumo de matéria-prima, reaproveitando os nossos resíduos e diminuindo o desperdício e a emissão de gases poluentes.

Continuaremos inovando e seguindo em direção a um modelo de construção mais sustentável.

O mundo precisa disso! Por isso convidamos você a conhecer mais da Isobloco e entender nossos valores e o nosso trabalho. Siga o nosso perfil no Instagram @Isobloco para estar sempre antenado em nossas postagens.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato conosco!