15 de julho de 2022

Conheça o sistema Isowall: Suas vantagens e diferenças com o sistema drywall

A Isobloco está constantemente inovando no ramo da construção civil, desenvolvendo sistemas e modelos de construção práticos, econômicos e sustentáveis que garantem conforto e segurança para você.

Aqui no blog, já apresentamos alguns dos nossos sistemas para paredes, como o Isobloco, sistemas de laje, como a Isolaje armada, nosso Isobox modular e alguns produtos essenciais, como a Isocola e Isomassa.

Hoje, falaremos mais uma vez sobre um sistema de paredes, o Isowall, e fazer um comparativo entre esse e um dos sistemas que mais vem crescendo em nosso país, o drywall.

Será que ambos os sistemas são tão diferentes assim? Quais as vantagens que cada um apresenta? Vamos conferir!

Apresentando o Sistema Isowall (7x30x60)cm

O Sistema Isowall é uma parede divisória interna composta com Isowall (7x30x60), Isocola e fixada com o auxílio de perfis de aço galvanizado (guia U 70mm).

Sua aplicação pode ser otimizada com a paginação dos blocos, no qual planeja-se pensando em reduzir ao máximo a incidência de trinchos e corte das peças, melhorando a produtividade.

Após sua aplicação, o acabamento pode ser feito, basicamente, de duas maneiras: a primeira mantendo o estilo industrial em concreto aparente, e para tanto, basta que uma resina à base d’água seja aplicada sobre a superfície. Ou pode-se optar por manter um acabamento mais sofisticado, realizando a finalização da parede em pintura ou textura, e neste caso, faz-se necessário que o preparo do revestimento seja feito com a bicapa de base acrílica Isomassa Interna Branca.

É permitido aplicar revestimentos como pastilhas, porcelanatos, azulejos, etc.?

É uma pergunta muito comum e a resposta é sim. Você pode aplicar diretamente na parede revestimentos de até (600×600)mm de dimensão com argamassa ACIII. Mas havendo a necessidade de aplicar revestimentos maiores, pedras naturais ou especiais, é preciso aplicar chapisco e reboco, seguindo procedimento indicado em normas técnicas.

Lembrando que antes da colocação de qualquer revestimento, faz-se necessário realizar ranhuras ao longo da alvenaria utilizando, com o auxílio da ferramenta desempenadeira raspadeira, a fim de melhorar a aderência e evitar patologias – recorrentes na construção civil – como o desplacamento.

Como as instalações elétricas e hidrossanitárias são feitas?

É preferível que, no caso específico do Sistema Isowall (7x30x60)cm, evite-se a necessidade de embutir instalações em geral, pois a profundidade dos rasgos nas Soluções Isobloco em geral, deve seguir sempre a regra do limite máximo de ½ da espessura da parede, e no caso do Sistema Isowall (7x30x60)cm que tem 7cm de espessura, esse espaço fica limitado a 3,5cm; o que pode atrapalhar, na maioria dos casos.

Sempre que houver  a necessidade de embutir instalações com diâmetro superior a Ø 3,5cm, recomenda-se a troca do sistema construtivo escolhido – pelo Sistema Isobloco 10x30x60)cm ou Sistema Isowall (14x30x60)cm – ou mesmo opte-se pelo uso de shafts, que pode ser uma excelente solução pra embutir quadros elétricos, por exemplo; ou resolver as repetições existentes em edifícios verticais, como galerias comerciais, salas empresariais, hotéis e apartamentos.

Lembrando que sendo realizado qualquer  rasgo nas Soluções Isobloco em geral, incluindo o Sistema Isowall (7x30x60)cm, é preciso realizar o tratamento de junta com concreto magro e aplicar uma tela de fibra de vidro que contenha pelo menos 2x o tamanho do rasgo. Esse tratamento é essencial para prevenir o surgimento de patologias, como fissuras e trincas, devido às movimentações mecânicas normais da estrutura e recalque da fundação.

Confira a ficha técnica do Sistema Isowall (7x30x60)cm

Para saber mais sobre todo o processo de montagem e características extras do Sistema Isowall, acesse o nosso guia de montagem clicando aqui. No link abaixo há um vídeo ilustrativo sobre a aplicação do Isowall.

Como aplicar o SISTEMA ISOWALL?

*Obs.: recentemente houve uma alteração nos nomes de alguns dos nossos produtos e sistemas, e o antigo Sistema Isoflex passou a ser chamado Sistema Isowall.

Entenda o sistema Drywall e suas diferenças com o Isowall

 Drywall ou Isowall

Sistema drywall

Como o nome sugere, esse é um sistema de construção a seco usado em paredes divisórias internas. Em sua composição há placas de gesso acartonado fixados sobre perfis de aço galvanizado, podendo-se preencher seu interior oco com lã termoacústica para melhorias acústicas e térmicas, e que – em sua maioria das vezes – não é feito pelas construtoras, devido ao aumento de custos e encarecimento do sistema de maneira geral.

Para revestir uma parede em Sistema Drywall é preciso “rebocar” com gesso e antes da pintura final, preparar com selador, massa corrida (ou acrílica), semelhantemente a uma parede com alvenaria convencional.

O Sistema drywall conquistou seu espaço no mercado da construção civil pela sua leveza e  promessa de economia e rapidez de construção e possibilidade de embutir com praticidade a maioria das instalações – o que são ótimas vantagens quando comparado com a alvenaria convencional.

Porém o sistema drywall também tem suas desvantagens. Como mencionado acima, para melhorar suas características técnicas é preciso enriquecer o sistema. Por exemplo:

  • Se você quer uma parede resistente à umidade para aplicar em áreas molhadas – como cozinhas e banheiros – é preciso especificar a chapa resistente à umidade (RU) – na cor verde-água – mas se você precisa de uma parede resistente ao fogo, é preciso definir a chapa resistente ao fogo (RF) – na cor rosa – para essa finalidade. Você tem que escolher um ou outro e pagar a mais por isso;
  • Se você precisa de uma parede com tratamento acústico é preciso preencher o vazio da parede com lã acústica ou até mesmo usar chapas duplas. Também pagando a mais por isso;
  • Se você precisa de maior resistência mecânica em determinada parede, precisa comprar chapa OSB e/ou reforçar com a estrutura principal, ou seja, você sempre vai precisar pagar a mais, quando aumenta-se a necessidade de compra de mais materiais;
  • Por fim, outra desvantagem do sistema drywall e outros sistemas construtivos similares – como o light steel frame (LSF) e o wood frame; é que todos eles exigem uma mão de obra altamente especializada, e que hoje, no contexto nacional é bastante escassa e, muitas vezes pouco qualificadas; deixando o construtor refém de tais circunstâncias.

Então quais as vantagens do Sistema Isowall (7x30x60)cm?

O Sistema Isowall (7x30x60)cm é econômico, pois você não precisa escolher somente uma ou outra característica técnica ou pagar a mais por isso, vai tudo embutido em uma mesma solução.

As Soluções Isobloco em geral são leves; têm isolamento térmico; conforto acústico; segurança corta-fogo; salubridade, por ser anti-umidade e antimofo; são produtivas no canteiro de obras; e não exige mão de obra especializada, sendo inclusivo com aplicadores que já estão presentes no mercado.

Entretanto, uma diferença considerável entre os sistemas vem na parte socioambiental. A Isobloco trabalha fortemente com os valores de ser uma construtech com responsabilidade social econômica e sustentável.

Todas as nossas soluções impactam minimamente o meio ambiente, sendo também reutilizáveis 100% das vezes. Com o Sistema Isowall não difere, diferente das peças do sistema drywall, em que as sobras são descartadas como resíduos.

No comparativo abaixo pode-se observar melhor quais as semelhanças e diferenças entre o que os dois sistemas oferecem.

O Sistema Isowall também está disponível com a espessura de 14cm – Sistema Isowall (14x30x60)cm – e pode, mediante encomenda e disponibilidade, ter a espessura personalizada.

Construa com a Isobloco

A Isobloco trabalha com sistemas e soluções de alta qualidade, que oferecem para você vantagens por vezes únicas, que nem mesmo outros bons sistemas conseguem oferecer.

Todos as nossas soluções possuem certificações e laudos que atendem às normas técnicas (NBR 13438:2013; NBR 13440:2013; NBR 14956-2:2003; ABNT NBR 15575).

Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens que você poderá ter com a Isobloco!

15 de julho de 2022